Gema do ovo faz mal?
O ovo já esteve condenado, mas hoje está comprovada a sua inocência. A clara é muito consumida por quem treina e quer aumentar a massa muscular. Mas, a gema acaba sendo desprezada porque é fonte de gordura. Essa sempre foi a preocupação das pessoas.
Colesterol
A nutricionista Maribel Melos explica que a gema tem um percentual de gordura monoinsaturada, poliinsaturada e saturada em equilíbrio, e que o consumo do ovo não significa que haja o aumento das taxas de gordura no sangue. Mas é muito importante respeitar a individualidade de cada pessoa porque para determinados perfis genéticos pode ser necessário algum tipo de restrição e nesses casos é preciso orientação médica.
Agora, para quem está de bem com o colesterol, mantém uma dieta equilibrada e exercícios regulares, a nutricionista libera o ovo no consumo diário .
Quer saber mais? Assista ao vídeo no meu canal do Youtube e aproveita para se inscrever.
Protege a pele e os olhos
Os carotenoides presentes na gema do ovo – que dão aquela cor bonita à gema – protegem as células dos danos do sol e a retina do olho. Para tirar o máximo proveito desse e de outros nutrientes a melhor forma é consumir o ovo cozido e com a gema mole. A dica é colocar o ovo na água fervendo e deixar por 5 minutos para cozinhar bem a clara e não endurecer a gema.
Melhora a memória
Além de ser rico em minerais, vitaminas e gorduras de boa qualidade, o ovo também faz bem para a memória. A gema é fonte de colina, nutriente que age na formação do hormônio neurotransmissor chamado acetilcolina. O que isso significa? Mais comunicação entre as células do cérebro, auxiliando no aprendizado e na preservação da memória.
Gostou? Assista ao vídeo sobre os benefícios do ovo no meu canal do Youtube e aproveita para se inscrever.
Ovo frito ou mexido?
A nutricionista Maribel Melos revela estudos que defendem a manutenção da estrutura da gema do ovo para preservar melhor todos os nutrientes. Então, o ovo frito seria melhor que o ovo mexido. A orientação é usar uma frigideira antiaderente, com um pouco de azeite de oliva virgem – o extravirgem é indicado para alimentos que não vão ao fogo.
Já para quem prefere fazer o ovo mexido, a dica da nutricionista para ajudar a manter um pouco mais as propriedades do ovo é usar açafrão em pó, pimenta e orégano.
O episódio sobre os benefícios e o como preparar o ovo está no meu canal do Youtube Te espero lá!