A vida deve ser doce, mas de uma maneira mais saudável
Um alerta para as “formiguinhas” de plantão: a Organização Mundial da Saúde aponta que o brasileiro consome 50% de açúcar a mais do que o limite considerado saudável. O resultado dessa prática pode ser conferido nos índices de aumento de obesidade e de pessoas com diabetes. Se continuar neste ritmo a projeção é de que em 2025 cerca de 20% da população será obesa. Enquanto isso, dados do Ministério da Saúde apontam que 6,2% da população adulta do país tem diabetes. Segundo a OMS, numa dieta saudável o consumo diário de açúcar representa cerca de 25g, o que corresponde a uma média de seis colheres de chá ao dia.
A nutricionista Joselaine Stürmer lembra que uma lata de refrigerante pode conter 40g de açúcar e uma caixinha de suco de frutas industrializado contêm 25g de açúcar. “Em alimentos industrializados o ideal é não ter açúcar. Isso porque os alimentos in natura, como frutas, leite, iogurte naturais e os carboidratos já possuem o açúcar recomendado pela OMS”, alerta a nutricionista.
Segundo Joselaine, o açúcar provoca danos à saúde se for consumido em doses maiores do que o necessário. Entre as complicações mais sérias está o aumento da glicemia e, com isso, o risco do surgimento da diabetes, o aumento dos triglicerídeos no sangue e a perda de cálcio nos ossos por competir na sua absorção. Os danos do açúcar vão mais longe e podem afetar até a estética, com o aumento de rugas. “Isso acontece porque pode formar uma glicação no tecido conjuntivo, aumentando a depressão cutânea e favorecendo o aparecimento das rugas e linhas de expressão”, salienta a nutricionista.
Controle no dia a dia
Para diminuir aos poucos o consumo diário e acostumar o paladar com menos sabor doce, Joselaine sugere a ingestão de frutas da estação. Isso porque a frutose está em alta concentração, diminuindo, assim, a necessidade do uso do açúcar ao longo do dia. Outra maneira de ir compensando o organismo é colocar uma colher de chá de mel ou açúcar mascavo numa refeição do dia, colocar frutas secas no iogurte ou frutas frescas nas saladas. “O efeito agridoce pode ajudar a diminuir a compulsão por doces ao longo do dia”, indica a nutricionista.
Substituições e dicas que funcionam
- Evitar o uso de açúcares para adoçar todos os tipos de bebidas como chás, sucos, cafés, leite, iogurtes.
- Pode substituir por canela, essência de baunilha e frutas secas.
- Cozinhar as frutas para aumentar a concentração de frutose e, com isso, diminuir a necessidade de adoçar as sobremesas.
- Se achar necessário , usar açúcar em pequenas porções, dando preferência a produtos orgânicos ou o mascavo. Para quem tem diabetes, a indicação é usar a stévia (adoçante natural) .
Conheça os tipos de açúcar e adoçantes:
Agave: a calda é extraída de um cacto. É semelhante ao mel, porém enquanto o mel é 50% glicose, 50% frutose, o agave tem mais de 80% só de frutose. Tem carga glicêmica menor do que a do mel e a do açúcar.
Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Apesar de natural, tem menos vitaminas do que os outros.
Mel: natural por ser extraído de flores. É composto de frutose e glicose. Mas deve ser usado com moderação, pois pode alimentar a glicemia. O ideal é não extrapolar três colheres de chá por dia.
Melado ou melaço de cana: extraída direto da cana-de-açúcar. Adoça bastante e conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre.
Mascavo: é extraído do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais.
Demerara: passa por um leve refinamento, mas conserva os nutrientes. A melhor escolha é a forma orgânica por não conter aditivos químicos.
Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua cadeia produtiva, desde o plantio até à industrialização. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refino. Apresenta uma cor escura e mantém mais vitaminas do que os refinados.
Refinado: é o mais conhecido. Durante a etapa do refinamento, são acrescentados aditivos químicos para que o produto fique com a cor branca. Esse processo acaba retirando praticamente 90% das vitaminas e dos sais minerais.
Cristal: O processo de refinamento não é tão intenso como o do refinado, mesmo assim retira até 90% das vitaminas.
Light: combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais. Por isso, é menos calórico. Tem componentes químicos na sua composição.