Alimentos e suplementação contra queda de cabelo
O poder da BIOTINA
Se você está acostumado a comer diariamente os mesmos alimentos e geralmente a sua escolha é pelos refinados (açúcares e farinhas brancas), cuidado! A sua dieta provavelmente é pobre de vários nutrientes. A biotina pode ser um deles. Conhecida como Vitamina B7 ou H, e também chamada de fator protetor X, que se refere ao fator de crescimento. A biotina é a grande aliada para o crescimento e fortalecimento do cabelo. Alimentos ricos em biotina também ajudam a melhorar o crescimento das unhas e a estrutura da pele.
Alimentos que contêm BIOTINA
A vitamina do crescimento, como também é chamada, está presente, em maior ou menor quantidade, em cereais integrais, entre eles: aveia, gérmen de trigo, levedo de trigo, quinoa e arroz integral. Outros alimentos fontes em biotina são as oleaginosas, entre elas a noz e o amendoim. A semente de girassol também entra na lista. Nas frutas o destaque fica por conta do abacate. A gema do ovo é outro alimento rico em biotina.
Quantidade recomendada
A dose de biotina recomendada pela nutricionista Maribel Melos é de 30 mcg por dia. Mas quem enfrenta queda de cabelo, fios e unhas quebradiças, pode estar com carência nutricional e o consumo desse nutriente deve ser maior. A suplementação alimentar é a melhor alternativa.
Suplementação
A biotina está presente em muitos suplementos recomendados por especialistas. Essa é outra dica importante, se você enfrenta queda de cabelo, unhas fracas e problemas de pele, saiba que a área especializada na medicina para tratar esse tipo de problema é a dermatologia. O uso de suplementação com o acompanhamento médico ou de nutricionista ajuda você a obter mais saúde e os melhores resultados.